Publico Alvo: 1º Ano ao 5º ano do Fundamental l
Duração: 2 semanas
Introdução
Comemora-se o dia do Circo Brasil, no dia 27 de Março, numa homenagem ao palhaçø brasileiro Piolin, que nasceu na data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistian como um grande palhaçø, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus conteporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Como Surgiu o Dia do Circo
É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses cmeçaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5.000 anos, com figuras acrobatas, contorcionistas e equilibris. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, esses movimentos foram acrescentado a graça e harmonia.
Conta-se ainda que ano 108 acanteceu uma enorme celebração para das boas vindas a estrangeiros recén-chegados em terras chinesas. Na festa havia demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem, uma vez ao ano, peo menos.
Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.
Quando Surgiu o Circo no Brasil
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece
no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
O Circo
O mundo do circo é excepcional e mágico para quem está nas arquibancadas e trás momentos inigualáveis de grande emoção e vida á nossa imaginação. É um ambiente encantador onde pessoas comuns se tornam não apenas atistas, palhaçøs, trapezistas, bailarinas ou malabaristas, eles se tornam suoer heróis capazea sw fazer feliz a mais triste criatura.
Justifucativa
O projeto foi elaborado com intuito de levar as crianças desta faixa etária, um pouco da vivência desse rico mundo do circo, e das artes circenses como fonte de conhecimento, proporcionando um aprendizado lúdico e doversificado.. Plantando sonhos, trazendo alegria, criaando fantasias e ampliando os conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro espetáculo. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, têm música, teatro, dança, coreografias, figurinos específicos que encantam a plateia; um espetáculo de magia que que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos
Objetivo Geral
Proporcionar ao educando através do estudo, pesquisas, análise, jogos, atividades e brincadeiras lúdicas, o aprendizado significativo em diversos eixos temáticos, ampliando desenvolvendo e despertando o conhecimento e a valorização da arte circense.
Objetivos Específicos
v Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades;
v Montar maquetes destacando o tema “O Circo”
v Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
v Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
v Reconhecer o circo como uma arte;
v Reconhecer os diversos personagens do circo;
v Realizar dramatização de histórias circenses;
v Conhecer a história do circo;
v Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
v Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
v Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos com o tema “Circo”,
v Realizar pesquisas sobre a arte circense;
v Caracterização de personagens circenses;
v Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema Circo;
v Promover oficinas de artes;
v Trabalhar o livros com histórias circenses como: “O Circo” de Roseana Murray
v Promover a diversão e aprendizado pela arte circense de uma forma lúdica, bem como concurso de piadas, brincadeira de perguntas e resposta com torta na cara.
Eixos Temáticos
v Artes visuais matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, corpo e movimento, equilíbrio e coordenação
Atividades Propsotas
v Pesquisa dos personagens circenses e sobre a história do Circo;
v Caricatura de palhaços famosos como Carequinha, Patati e Patatá;
v Montagens de maquetes;
v Produção de textos;
v Leitura e interpretações de textos;
v Caça palavras contextualizadas;
v Estudo de cores primárias e secundárias através de pinturas;
v Classificar palavras, bem como número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
v Recorte de palavras com orientações do professor;
v Formação de palavras com alfabeto móvel;
v Resolução de problemas;
v Trabalhar operações;
v Trabalhar ordenação de textos ou músicas;
v Ler e desenhar o que se pede;
v Escritas de frases a partir de palavras de texto;
v Desenhar o que se pede;
v Atividades envolvendo auto ditados;
v Bingo de palavras de personagens do circo;
v Pesquisa de palavras em dicionários;
v Jogo dos 7 erros;
v Jogo da memória com personagens circenses;
v Construir palhaços e outros com diferentes técnicas de artes e reciclagem.
v Assisitir ao filme “Dumbo”;
v Assisitir ao filme “Dumbo”;
v Assistir DVD da Xuxa o “Circo”
Desenvolvimento
Cada turma será responsável em montar seus stande e expor os trabalhos realizados durante toda a semana do projeto.
Promover um show de talentos onde cada turma, ou aluno que quiser fazer uma apresentação, bem como o concurso de piadas, concurso de palhaços apresentação ou dramatização da arte alguma circense escolhida por cada professor ou aluno. (Caso dos alunos maiores).
A escola fica responsável em convidar artistas circenses para se apresentarem na escola durante a semana do projeto.
Estratégias
v Música
v Dança
v Desenho
v Pintura
v Recorte e colagem
v Jogos e brincadeiras
v Literatura Infantil
v Vídeos
v CDs
v Adereço
v Coreografia
v Dramatização
v Coreografia
v Dramatização
Fechamento
Ao final do projeto cada turma levará uma lembrancinha com guloseimas e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
Avaliação
A avaliação será permanentemente no decorrer da aplicação do projeto através de todas as atividades propostas.
0 comentários:
Postar um comentário