Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”;
- Identificar nomes masculinos e femininos;
- Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ter o domínio da leitura e do código da escrita.
Estratégias e recursos da aula
- livro: Engole esse choro, Lucianooo! – autora: Regina Lucia Pires Nemer, Ed. Ao Livro Técnico
- fichas de atividades
- jogo do Mico (2 a 6 participantes)
- bingo do masculino e feminino
Atividade 1
Leia para a turma o livro: Engole esse choro, Lucianooo!
Esta é a história de um menino que tem nove anos e se chama Luciano. Ele vem de uma família em que só nasciam meninas.Toda vez que a mãe esperava bebê, o pai escolhia um nome de menino, mas acabava nascendo uma menina. Então o jeito que encontrava era passar o nome para o feminino. Até que no quinto filho, o pai desistiu e foi a vez da mãe escolher: Luciana. Para a surpresa de todos, veio um menino. A mãe fez o inverso, passou o nome para o masculino. E assim, nasceu Luciano. A história quem nos conta é o próprio menino que tem a coragem de confessar que, às vezes, chora, coisa que seu pai não tolerava. “Qual o mal que existe em chorar . . .?”
Aproveite a história para também trabalhar com a turma, a questão do choro, os sentimentos que podem gerar o choro. Quando é que alguém chora? O que leva alguém chorar? Converse sobre o preconceito de que homem não chora.
Faça um levantamento na turma de nomes de menina que podem ser passados para o masculino, ou vice-versa de meninos que podem passar para o feminino. Anote no quadro as possibilidades encontradas.
Sugestão de ficha de atividades 1:
Você conheceu a história de Luciano. Leia um trecho da história e faça o que se pede:
“...meu pai pensava num menino e escolhia o nome. Como o menino não vinha, ele passava o nome para o feminino”.
As irmãs de Luciano chamavam Renata, Fernanda, Paula e Flávia.
1) Que nomes o pai de Luciano pensou para seus filhos? Reescreva os nomes passando para o masculino.
Renata _______________________________
Fernanda _______________________________
Paula _______________________________
Flávia ________________________________
2) No quinto bebê, foi a mãe quem escolheu, mas como veio um menino, ela teve que transformar o nome.
Então, virou Luciano. Que nome a mãe havia pensado para o bebê? _____________________
3) Continue transformando, o nome masculino em feminino.
Gabriel _______________ Márcio _______________
Cláudio _______________ Luis ______________
Nino _______________ Rafael ______________
Eduardo _______________ Mariano _____________
Francisco _______________ Juliano _______________
Atividade 2
Trabalhe com a turma os pares de animais. Pergunte aos alunos por exemplo: Quem é a fêmea do cavalo? Quem é a fêmea do leão? Quem é a fêmea do boi? E do carneiro?
Provoque o grupo com alguns animais em que o nome, mesmo com a mudança de gênero, não modifica, como acontece com: jacaré, baleia, tartaruga, girafa, papagaio, entre outros.
Então leve-os a perceber que neste caso, temos que acrescentar ao nome o termo macho ou fêmea. Assim dizemos, como exemplo, jacaré macho e jacaré fêmea.
Proponha ficha de atividade com a correspondência entre os casais de animais.
Uma outra sugestão para enriquecer o trabalho, seria brincar com a turma do jogo do mico que tem como objetivo formar os pares de bichos e fugir do mico.
Providencie um jogo para cada grupo e explique as regras. Então divirtam-se com a brincadeira.
Explore o gênero, também usando outros nomes: Qual é o feminino de homem? E de professor? E de doutor? E de autor? E de ator? Qual é o masculino de boneca? E de jogadora? E de irmã? E de princesa? E de rainha?
Os alunos costumam ficar animados com os desafios e descobertas que fazem sobre os nomes. Leve a turma também a perceber que há nomes que servem para os dois gêneros, como dentista, entre outros.
Outra possibilidade seria criar um bingo para identificar o feminino ou masculino de nomes sorteados. Elabore cartelas com as respostas. Será mais uma forma lúdica de corresponder os nomes quanto ao gênero e fixar o conteúdo.
Atividade 3
Ofereça fichas de atividade em que transfiram o conhecimento de gênero, empregando em frases.
Trabalhe antes o uso do artigo: o e a, combinando com o nome masculino ou feminino de forma garantir que ao substituir na frase, também modifiquem o artigo.
Faça exercício anteriormente com lacunas para usar o ou a antes do nome.
Exemplo: Descubra o que melhor vai combinar. Complete com o ou a:
____ homem ____ mulher
____ boi ____ vaca
____ atriz ____ ator
____ leão ____ leoa
____ autor ____ autora
____ cabra ____ bode
____ rei ____ rainha
____ égua ____ cavalo
TRABALHANDO COM FRASES . . .
Trabalhando com frases, proponha a reescrita em que substituam os nomes de acordo com o gênero pedido. Comece primeiro, fazendo junto com a turma para que os alunos possam compreender como funciona o exercício e aos poucos permita que continuem realizando com maior autonomia.
Sugestão de ficha de atividades 2:
1-Reescreva as frases, substituindo o nome destacado pelo feminino:
a) O homem entrou no banheiro.
__________________________________________________
b) O gato mia no telhado.
___________________________________________________
c) O jogador fez um gol.
___________________________________________________
d) O carneiro passeia pelo campo.
____________________________________________________
2- E se fosse masculino, como ficaria a frase?
a) A professora corrigiu a tarefa.
_____________________________________________________
b) A leoa caminha com o filhote.
______________________________________________________
c) A irmã do João fez aniversário.
______________________________________________________
d) A égua participa da competição.
______________________________________________________
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse dos alunos pela história do Luciano e a participação na conversa sobre choro. O que pensam sobre a ideia de que homem não chora? Veja os sentimentos apontados como motivo de alguém chorar. Avalie como responderam às questões da ficha de atividade 1, trabalhando com masculino e feminino a partir da história de Luciano.
Na Atividade 2, acompanhe o retorno que dão oralmente às questões apresentadas sobre o gênero de animais e de outros nomes. Se utilizar o jogo do mico e/ou bingo, converse depois com o grupo sobre o que acharam da brincadeira e sobre as atitudes da turma durante o jogo. O que foi bom? O que não foi bom? O que poderia melhorar?
Na Atividade 3, avalie como transferiram o conhecimento sobre gênero, substituindo os nomes nas frases. Observe como realizam a ficha de atividade 2 com autonomia. Neste momento, circule pela sala e interfira ainda se considerar necessário.
0 comentários:
Postar um comentário