Projeto Os Três Porquinhos
Objetivo Geral:
Através
do Clássico Os Três Porquinhos, trabalhar a
compreensão interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa
desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
• Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo
levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
• Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa• Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.• Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro
1° Momento:
• Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa• Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.• Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro
1° Momento:
Acolhida (Os alunos serão recebidos com música animada e
máscaras de porquinhos).
2° Momento:
2° Momento:
Hora da Novidade (Dinâmica):
Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato utilizando a figura do porquinho.
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:
Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato utilizando a figura do porquinho.
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porção esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituído por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira.
3° Momento:
Hora do Conto:
Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história Os
Três Porquinhos utilizando como recurso um televisor feito com caixa de
papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado. O ideal
durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte explorando as
imagens, fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.
4° Momento:
É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.
4° Momento:
Atividade impressa:
Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 04 e entregar a cada um dos integrantes 01 folha para que juntos reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.
5° Momento:
Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 04 e entregar a cada um dos integrantes 01 folha para que juntos reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.
5° Momento:
(Intervalo)
6° Momento:
6° Momento:
Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das
principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.
7° Momento:
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.
7° Momento:
Leitura do texto coletivo previamente elaborado ,
durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado
para não deixar de citar no mínimo uma das
falas de sequer um aluno, pois é através da valorização de sua
participação que o educando alcança autonomia e cresce
intelectualmente.
8° Momento:
8° Momento:
Despedida (O professor deve oferecer a cada
aluno um cartão de incentivo em forma de casinha).
0 comentários:
Postar um comentário