PROJETO ATIVIDADE DO PAI COM A FAMÍLIA
DURAÇÃO: duas semanas ( de 01 a 11 de agosto).
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda semana que antecede essa data, estaremos desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer.É necessário despertar na criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem programado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a criança deve compreender a organização familiar.
OBJETIVOS:
· Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;
· Saber citar o nome completo do pai, sua profissão, local de trabalho;
· Descrever a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos;
· Reconhecer as preferências do pai em casa: diversão, comida, etc…;
· Desenvolver interesse em colaborar com a família;
· Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar.
SEQUÊNCIA PROVÁVEL DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDASEM SALA DE AULA:
· Perfuração;
· Colagens;
· Recortes com tesoura e manual;
· Como é o papai em casa;
· Formar cenas familiares utilizando recortes, colagens e modelagens;
· Estimular os alunos a falar sobre o pai;
· Escrever uma mensagem para o papai;
· Comentar o papel que cada membro desempenha na família: o pai, a mãe, os filhos;
· A necessidade do auxílio mútuo que constitui a base da vida em família;
· Pantomimas e dramatizações de vida familiar;
· Trabalhos que o pai executa no lar e como todos da família podem ajuda-lo na conservação da casa;
· Debates;
· Produções de textos;
· Entrevistas com o papai, para que ele fala de sua profissão, seu time de futebol, suas preferências;
· Fazer um mural e desenhos mostrando cenas de recreação da família;
· Pantomimas e dramatizações de alguns divertimentos da família;
· Montar um mural com fotos do papai com seu filho ou com toda a família;
· Linguagem oral e escrita: levar a classe a fazer uma mensagem coletiva para o PAPAI, onde o professor transcreve-a para um mural e os alunos fazem a ilustração com desenhos apropriados;
HORA DAS NOVIDADES: O PAPAI – COMO É O SEU DIA: Associar com expressão corporal e pantomimas, mostrando o PAI lendo jornal, fazendo a barba, almoçando, fazendo algum trabalho doméstico, divertindo-se;
· Dramatização de uma situação familiar – (Pode-se pedir à criança que leve uma roupa do pai para fazer dramatização);
· Pedir a uma criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;
· Descrever fatos da vida familiar;
· Improvisar, numa caixa, um cineminha e ir projetando as cenas, pedindo às crianças para descrevê-las.
PRODUTO FINAL:
· Elaborar lembrancinhas, utilizando a criatividade da própria criança para entregar aos pais;
· Oficina de Atividade “ O Pai com a Família”, utilizando diferentes tipos de sucatas e materiais que serão oferecidos pela oficina para a realização dos trabalhos.
MATERIAL NECESSÁRIO: CONFECÇÃO DAS LEMBRANCINHAS:
· Cartolina;
· Color set;
· Palitos de churrasco;
· Pazinhas de sorvete;
· E.V.A.;
· Meias;
· Cola;
· Lantejoulas;
· Lã, barbante ou linha de crochê.
OFICINA “O PAI COM A FAMÍLIA”: ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
PETECA:
· Fita crepe;
· Crepon;
· Jornal ou revista.
IOIO:
· Fita crepe;
· Lástex;
· Jornal ou revista;
RABO DE COMETA:
· Crepon;
· Jornal;
· Cola;
· Barbante.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita constantemente, no desenrolar do Projeto, observando-se a participação dos alunos, as suas conversas, a manifestação de sua criatividade, como passaram a encarar a família e o papel do PAI na sua casa.
Verificar se todos se tornaram mais amigos do PAI, se lhe são agradecidos, pois este é o primeiro objetivo dessa comemoração.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Como todo plano é flexível, poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
0 comentários:
Postar um comentário