0

Meios de Comunicação



Meios de Comunicação

Já pensou você chegar da escola, com muitas novidades para contar para sua colega que precisou faltar e não ter nem telefone e nem internet!?!?! É uma situação difícil de imaginar (e aceitar!), não é mesmo? Além de conversar, a comunicação é essencial para uma série de situações, importantes, como no caso de marcar uma consulta médica, urgentes, como chamar a emergência no caso de um acidente, divulgar uma vaga de emprego e mais um milhão de coisas que podemos imaginar.
Só que nem sempre foi tão fácil assim...
Pense nos homens das cavernas, os mais primitivos... Eles estavam até que muito próximos uns dos outros, mas inicialmente tinham grande dificuldade de transmitir seus pensamentos e ideias, ou seja, se comunicar. Precisaram arrumar uma forma de comunicação, através de gestos, desenhos nas paredes das cavernas e, finalmente a fala! Ela foi, sem dúvida, uma das grandes revoluções para humanidade!
O homem evolui, a população aumenta, as distâncias ficam maiores e logo o homem pensa em outras formas de se comunicar, podendo transmitir informações para locais mais distantes, além de poder deixar suas ideias registradas. Daí surge os jornaislivros e revistas.
Não podemos esquecer o telefone... Descoberto em 1876, ajudou muito a transmitir informações entre dois locais distantes. Os primeiros tinham uma transmissão muito precária e passaram por muitas transformações até chegar no ponto que está agora.
A população continua crescendo e fatos importantes acontecendo em partes extremas do mundo. A notícia precisa chegar para todos, independente do número de pessoas e da distância. Dessa necessidade surgem os meios de comunicação de massa: primeiro o rádio e depois a televisãoCada um deles, na sua época foi revolucionário em termos de comunicação!
Surge a era do computador! Comunicação rápida, eficiente através dainternet, ignorando realmente qualquer distância... Surgem os e-mails,mensagens instantâneascâmeras através das quais além de ouvir quem está distante você também pode ver!
O mais engraçado é que, à medida que um novo meio de comunicação surgia os demais sempre se sentiam “ameaçados”, achando que iriam desaparecer... Foi assim com os jornais e revistas em relação ao rádio, com este em relação à televisão e assim por diante, mas até hoje todos convivem harmonicamente, cada um cumprindo seu importante papel nessa enorme teia de comunicação global.
Pensa que parou por aí???? Pode ter certeza que não!!! Vamos aguardar os próximos capítulos e estar abertos para as novas formas de comunicação...
Outras formas de comunicação...
Algumas pessoas não podem utilizar alguns meios de comunicação da forma usual, tendo que fazer algumas adaptações. Essas pessoas são portadoras de necessidades especiais, como a pessoa com deficiência auditiva ou visual, mas nem por isso deixam de se comunicar!
Os deficientes auditivos se comunicam através da língua de sinais e se você quiser ver um site bem interessante sobre essa língua, clique aqui.
Já as pessoas cegas, quando querem ler uma notícia, carta ou mesmo fazer suas anotações de estudo usam um método chamado de Braille, que é baseado no tato. Quem criou esse método foi Louis Braille, que também era cego. Para conhecer mais visite o site da UFRJ sobre o tema.
Muitas pessoas se interessam em conhecer essas formas de comunicação, principalmente quando o parente ou amigo tem apenas esse meio como alternativa de comunicação.
Vale a pena aprender!
Curiosidades
O primeiro seriado de aventuras produzido no Brasil chamava-se "Capitão 7". Começou a ser transmitido pela Record em 24 de setembro de 1954, e era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira.
(fonte: Guia dos Curiosos)

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados | Template by Bety Santana