0

Aula Masculino e Feminino


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
-  Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”;
-   Identificar nomes masculinos e femininos;
-  Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ter o domínio da leitura e do código da escrita.
Estratégias e recursos da aula
 - livro: Engole esse choro, Lucianooo! – autora: Regina Lucia Pires Nemer, Ed. Ao Livro Técnico
 - fichas de atividades
 - jogo do Mico (2 a 6 participantes)
- bingo do masculino e feminino
  Atividade 1  
 Leia para a turma o livro: Engole esse choro, Lucianooo!
   Esta é a história de um menino que tem nove anos e se chama Luciano. Ele vem de uma família em que só nasciam meninas.Toda vez que a mãe esperava bebê, o pai escolhia um nome de menino, mas acabava nascendo uma menina. Então o jeito que encontrava era passar o nome para o feminino. Até que no quinto filho, o pai desistiu e foi a vez da mãe escolher: Luciana. Para a surpresa de todos, veio um menino. A mãe fez o inverso, passou o nome para o masculino. E assim, nasceu Luciano. A história quem nos conta é o próprio menino que tem a coragem de confessar que, às vezes, chora, coisa que seu pai não tolerava. “Qual o mal que existe em chorar . . .?”
   Aproveite a história para também trabalhar com a turma, a questão do choro, os sentimentos que podem gerar o choro. Quando é que alguém chora? O que leva alguém chorar? Converse sobre o preconceito de que homem não chora.  
 Faça um levantamento na turma de nomes de menina que podem ser passados para o masculino, ou vice-versa de meninos que podem passar para o feminino. Anote no quadro as possibilidades encontradas.
  Sugestão de ficha de atividades 1:   
  Você conheceu a história de Luciano.  Leia um trecho da história e faça o que se pede:
  “...meu pai pensava num menino e escolhia o nome. Como o menino não vinha, ele passava o nome para o feminino”.
   As irmãs de Luciano chamavam Renata, Fernanda, Paula e Flávia.  
 1) Que nomes o pai de Luciano pensou para seus filhos? Reescreva os nomes passando para o  masculino.   
 Renata             _______________________________                 
 Fernanda          _______________________________      
 Paula                _______________________________   
 Flávia               ________________________________  
 2) No quinto bebê, foi a mãe quem escolheu, mas como veio um menino, ela teve que transformar o nome.
 Então, virou Luciano. Que nome a mãe havia pensado para o bebê?  _____________________   
  3) Continue transformando, o nome masculino em feminino.   
      Gabriel     _______________             Márcio _______________             
      Cláudio     _______________              Luis     ______________              
      Nino          _______________              Rafael ______________                   
      Eduardo   _______________               Mariano _____________              
      Francisco _______________               Juliano _______________             
  Atividade 2  
 Trabalhe com a turma os pares de animais. Pergunte aos alunos por exemplo: Quem é a fêmea do cavalo?  Quem é a fêmea do leão? Quem é a fêmea do boi? E do carneiro?
 Provoque o grupo com alguns animais em que o nome, mesmo com a mudança de gênero, não modifica, como acontece com: jacaré, baleia, tartaruga, girafa, papagaio, entre outros.
 Então leve-os a perceber que neste caso, temos que acrescentar ao nome o termo macho ou fêmea. Assim dizemos, como exemplo, jacaré macho e jacaré fêmea.
 Proponha ficha de atividade com a correspondência entre os casais de animais.
 Uma outra sugestão para enriquecer o trabalho, seria brincar com a turma do jogo do mico que tem como objetivo formar os pares de bichos e fugir do mico.
 Providencie um jogo para cada grupo e explique as regras. Então divirtam-se com a brincadeira.
 Explore o gênero, também usando outros nomes: Qual é o feminino de homem? E de professor? E de doutor? E de autor? E de ator? Qual é o masculino de boneca? E de jogadora? E de irmã? E de princesa? E de rainha?
 Os alunos costumam ficar animados com os desafios e descobertas que fazem sobre os nomes. Leve a turma também a perceber que há nomes que servem para os dois gêneros, como dentista, entre outros.
 Outra possibilidade seria criar um bingo para identificar o feminino ou masculino de nomes sorteados. Elabore cartelas com as respostas. Será mais uma forma lúdica de corresponder os nomes quanto ao gênero e fixar o conteúdo.
   Atividade 3  
 Ofereça fichas de atividade em que transfiram o conhecimento de gênero, empregando em frases.
 Trabalhe antes o uso do artigo: o e a, combinando com o nome masculino ou feminino de forma garantir que ao substituir na frase, também modifiquem o artigo.
 Faça exercício anteriormente com lacunas para usar ou a antes do nome.
 Exemplo: Descubra o que melhor vai combinar. Complete com o ou a:                    
  ____ homem    ____ mulher                           
   ____ boi        ____ vaca                  
   ____ atriz       ____  ator                                    
   ____ leão       ____ leoa                   
   ____ autor      ____ autora                               
   ____ cabra       ____ bode                     
   ____ rei           ____ rainha                         
   ____ égua        ____  cavalo
                                                                                     
      TRABALHANDO COM FRASES . . .
 Trabalhando com frases, proponha a reescrita em que substituam os nomes de acordo com o gênero pedido. Comece primeiro, fazendo junto com a turma para que os alunos possam compreender como funciona o exercício e aos poucos permita que continuem realizando com maior autonomia.     
  Sugestão de ficha de atividades 2:  
 1-Reescreva as frases, substituindo o nome destacado pelo feminino:
  a) O homem entrou no banheiro.  
  __________________________________________________  
 b) O gato mia no telhado.
  ___________________________________________________
  c) O jogador fez um gol.  
 ___________________________________________________
  d) O carneiro passeia pelo campo.     
 ____________________________________________________
  2- E se fosse masculino, como ficaria a frase?   
  a) A professora corrigiu a tarefa.
  _____________________________________________________
  b) A leoa caminha com o filhote.  
  ______________________________________________________  
  c) A irmã do João fez aniversário.

   ______________________________________________________   
d) A égua participa da competição.
   ______________________________________________________    
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse dos alunos pela história do Luciano e a participação na conversa sobre choro. O que pensam sobre a ideia de que homem não chora? Veja os sentimentos apontados como motivo de alguém chorar. Avalie como responderam às questões da ficha de atividade 1, trabalhando com masculino e feminino a partir da história de Luciano.
Na Atividade 2, acompanhe o retorno que dão oralmente às questões apresentadas  sobre o gênero de animais e de outros nomes. Se utilizar o jogo do mico e/ou bingo, converse depois com o grupo sobre o que acharam da brincadeira e sobre as atitudes da turma durante o jogo. O que foi bom? O que não foi bom? O que poderia melhorar?
 Na Atividade 3, avalie como transferiram o conhecimento sobre gênero, substituindo os nomes nas frases. Observe como realizam a ficha de atividade 2 com autonomia. Neste momento, circule pela sala e interfira ainda se considerar necessário.  

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados | Template by Bety Santana