0

Projeto Os Três Porquinhos

 Projeto Os Três Porquinhos


Objetivo Geral:
Através do Clássico Os Três Porquinhos, trabalhar a compreensão  interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.

Objetivos específicos:

Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente. Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro


1° Momento:
 Acolhida (Os alunos serão recebidos com música animada e máscaras de porquinhos).

2° Momento:
 
Hora da Novidade (Dinâmica):

Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato utilizando a figura do porquinho.

Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:

Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porção esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e  aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituído por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira.

3° Momento: 
Hora do Conto:
 
Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história Os Três Porquinhos utilizando como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado. O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte explorando as imagens, fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
 É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.

4° Momento:
Atividade impressa:

Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 04 e entregar a cada um dos integrantes 01 folha para que  juntos  reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas  e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.

5° Momento:
(Intervalo)

6° Momento:
Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.

7° Momento:
Leitura do texto coletivo previamente elaborado , durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para  não deixar de citar no mínimo uma das falas de  sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação  que o educando alcança autonomia e  cresce intelectualmente.

8°  Momento:
Despedida (O professor  deve oferecer a cada aluno um cartão de incentivo  em forma de casinha).

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados | Template by Bety Santana